Página Inicial
Comissões
Convidados
Programação
Inscrições
Submissão de Trabalhos Científicos
Normas de orientação para as apresentações no VCBPOT
Anais
Lançamento de Livros
Local do Evento
Hospedagem e Passagem
Fale Conosco
 

Comentários

Nome: João Gilberto
Comentário: Parabéns pela escolha do tema. Que seja dado ênfase ao perfil psicológico do agressor. Fui vítima e sei muito bem o quanto são bem articulados e manipuladores, tanto das vítimas quanto de qualquer outro membro da organização. O Projeto de Lei 4742/2001 deve ser trazido a qualquer debate sobre o tema.

 

Promoção e Realização:

Visite o site da SBPOT

 

Apoios


 

Comunidades

Trabalhos Aprovados

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DE UM ESPAÇO DE LAZER

Autor(es): VAN DE VELDE, J.S.; ALEXANDRINA, J.; AMARO, S.; DIAS, C.;
Apresentador(a): JUMARA SILVIA VAN DE VELDE

INTRODUÇÃO
A empresa analisada teve suas atividades iniciadas em função da fusão, em 1987 de duas empresas. Conta com aproximadamente 390 colaboradores diretos e 60 terceirizados, o grupo produz filmes e sacos de polietileno, polipropileno e laminados, com ou sem impressão, atendendo a 1.200 clientes em todas as regiões do Brasil. O presente estudo fundamentou-se em Limongi-França (2001).
Os objetivos foram: reestruturar a área de convivência.
e identificar o nível de satisfação dos funcionários em relação à área de convivência atual a partir de sugestões dos colaboradores.
MÉTODOS
Entrevista com o gestor da área de recursos humanos; visita e análise visual da área de convivência; elaboração e aplicação de questionário, estatística descritiva para tabulação dos dados, devolutiva com o gestor.
RESULTADOS
O presente trabalho atendeu a uma necessidade da empresa em verificar o grau de satisfação dos colaboradores em relação ä área de convivência colher e sugestões de melhorias dos próprios funcionários que utilizam, ou aqueles que não utilizam. espaço. Com a hipótese de que um ambiente confortável e atrativo contribuiria de forma consideravelmente positiva no empenho e produção, o estágio foi benéfico para a empresa.
Os resultados sobre a opinião dos colaboradores em relação á área de convivência atual, constatou que a grande maioria está insatisfeita ou nunca utilizaram esta área.
DISCUSSÃO
Grande parte dos colaboradores tem uma opinião parecida em relação ao que gostariam de acrescentar na área de convivência, como por exemplo, jogos diversos, televisão à vontade e uso da internet.
A pesquisa também apontou como reivindicação a falta de um espaço de alimentação adequado como um refeitório, restaurante ou lanchonete.
CONCLUSÕES
Há uma grande insatisfação por parte dos colaboradores em relação à área de convivência. Muitos funcionários relatam que nunca foram a este local, pois não há uma estrutura que lhes sejam atraentes, tampouco se pode considerar um lugar propício para descanso.
É importante zelar pelo bem estar e conforto dos trabalhadores. Não basta reservar um espaço sem envolvê-los. A área de lazer poderá contribuir nas interações sociais consequentemente resultando em um funcionário mais produtivo e integrado.


Palavras-chave: qualidade de vida; area de lazer; satisfação

Organização:

Visite o site da Organizadora deste evento

Rua Pres. Coutinho 311
Salas 806 a 808 - Bloco B Centro - 88015-230 - Florianópolis - SC - Brasil Tel./Fax: (48) 3322-1021

| Faça contato aqui! |
 
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação